Conteudo em Português | Artigos, Vídeos e Mais

Rickson Gracie revela diagnóstico de Parkinson com deficiências motoras

Rickson Gracie revela diagnóstico de Parkinson com deficiências motoras

Durante uma conversa no canal de Kyra Gracie no YouTube, Rickson era acometido por movimentos involuntários das mãos, característica da Doença de Parkinson.

Jun 22, 2023 by Carlos Arthur Junior
Rickson Gracie revela diagnóstico de Parkinson com deficiências motoras

Mestre de Jiu-Jitsu e lendário lutador de MMA, Rickson Gracie está enfrentando uma nova batalha em sua vida. Filho de Helio Gracie, Rickson, 63 anos, foi diagnosticado com a Doença de Parkinson, condição que afeta as funções motoras por uma diminuição extrema da produção de dopamina no cérebro. A revelação foi feita em entrevista à Kyra Gracie, sobrinha do mestre. 

Durante a conversa, veiculada no canal de Kyra Gracie no YouTube, Rickson era acometido por movimentos involuntários das mãos, característica da Doença de Parkinson. Ao ser perguntado sobre sua rotina de treinos e exercícios, Rickson falou da diminuição dos mesmos por conta de algumas lesões nas costas e no quadril, até falar sobre o diagnóstico da doença.

"Há dois anos eu fui diagnosticado com Parkinson", revelou Rickson. "Muita coisa que eu gostaria de fazer fisicamente estou diminuindo. Essa deficiência neurológica abriu os meus olhos para a minha idade e para a minha realidade. Tenho um certo tremor nas mãos e uma deficiência de movimentação que antes eu não tinha."

Rickson passou por enormes provações ao longo da vida e da carreira. De duelos dentro e fora dos ringues e a perda precoce do filho Rockson, em 2000, o mestre de Jiu-Jitsu aprendeu a lidar com todas as complicadas batalhas. Sobre o diagnóstico da Doença de Parkinson, mais uma vez Rickson não se abateu, mostrando-se apto para encarar o desafio.

"Não foi nada dramático. Estou pronto para qualquer coisa na minha vida. Não me incomoda muito, porque a minha motivação para acordar amanhã e trabalhar continua a mesma."

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 4 milhões de pessoas no mundo possuem a Doença de Parkinson. Mais comum em idosos acima de 65 anos, ela representa 1% da população mundial nesta faixa etária.