João Mendes fará estreia como faixa preta no Campeonato Brasileiro
João Mendes fará estreia como faixa preta no Campeonato Brasileiro
Mendes está indo para o Brasil para mostrar seu jiu-jitsu depois de um longo tempo sem competir no país. Ele traz ótimas memórias de quando era mais jovem.
João Mendes, também conhecido como “Bisnaga” está vivendo um grande momento na carreira. Faixa preta de Andre Galvao, ele treina na Atos Jiu-Jitsu HQ em San Diego, California, onde está morando desde 2016.
Depois de cinco anos como faixa preta, é hora de Mendes estrear como atleta de alto nível no Campeonato Brasileiro, país de origem dele.
Mendes está indo para o Brasil para mostrar seu jiu-jitsu depois de um longo tempo sem competir no país, mas ele traz ótimas memórias de quando era mais jovem.
“Eu sou quatro vezes campeão Brasileiro. Eu competi da faixa laranja a faixa azul (2011 - 2015). Desde então, nunca mais competi o Brasileiro porque mudei para os Estados Unidos e decidi não ir”, disse Mendes em uma entrevista exclusiva para a FloGrappling.
Ele também teve performances incríveis nas faixas coloridas, vencendo não apenas o Brasileiro, mas também o Mundial (faixa azul - ouro duplo - e faixa roxa) e o Pan (ouro duplo na faixa azul).
Como faixa preta, ele está em busca de vencer os maiores campeonatos e o Brasileiro será o segundo Grand Slam do ano em que ele competirá.
Apesar de ter ficado fora do pódio no Pan 2023, ele teve uma performance fantástica, mas acabou perdendo para o atual campeão peso pena, Mácio André.
“Competir com o Márcio André foi uma grande conquista para mim. Ele é um dos meus maiores ídolos desde quando eu era uma criança. Foi uma das minhas melhores performances, eu cometi um erro no último minuto e ele me venceu. Estou ansioso para competir no Brasil”, disse Mendes.
Mendes está inscrito em uma das categorias de peso mais disputadas: pena. Ele poderá enfrentar grandes nomes, como o atual campeão mundial da categoria, Isaac Doederlein, o que não é um problema para ele.
“Minha categoria de peso é uma das mais disputadas e com mais lutas. Isso é uma motivação para mim, para poder mostrar meu jiu-jitsu contra os melhores atletas do mundo”, disse o atleta.
A redenção de Mendes depois do Mundial 2022
De volta a 2022, Mendes não competiu o Mundial. Ele fez toda preparação, mas teve uma lesão grave na semana da luta.
“Eu estava indo muito bem, mas tive uma lesão que me custou o Mundial. Além disso, fiquei sem treinar até novembro de 2022”, contou Mendes.
Ele voltou a treinar e competir nove meses depois, vencendo grandes atletas como Pablo Lavaselli e Gabriel Souza. Ele está rodando o máximo que pode pelos Opens da IBJJF ao redor dos Estados Unidos para atingir a melhor performance.
“Nada mudou na minha mentalidade, mas minha vida mudou muito esse ano. Todo meu foco está na minha vida de atleta e isso tem me trazido ótimos resultados”, compartilhou Mendes.
“Estou vivendo meu melhor momento. Estou muito feliz em viajar para o Brasil, principalmente porque meu pai estará me assistindo”, concluiu.